Back To School #8 || Como escolher casa em Coimbra?

08:00

Olá meninas!! Não sei se sabem mas os resultados da 1ª fase da candidatura ao ensino superior já sairam e eu felizmente consegui entrar na minha primeira opção (mas disto falo-vos no post de amanhã). Aquilo que vos vou adiantar aqui é a cidade na qual vou estudar durante os próximos três anos que é Coimbra, e por esse motivo, tive de procurar casa para ficar durante o período de aulas. Eu aluguei um T1 e por esse motivo, apenas vos venho ajudar nesse âmbito, uma vez que, não tenho experiência em procurar quarto. Portanto, se estão curiosas e interessadas em saber como procurar casa em Coimbra continuem a ler...


1 - Estabeleçam um orçamento mensal para as vossas despesas.

Em primeiro lugar, é muito importante estabelecer um valor limite mensal com os vossos pais, para depois tentarem perceber aquilo que conseguem alugar com esse valor, ou seja, compreenderem se conseguem encontrar uma casa com as caraterísticas que pretendem dentro do vosso orçamento. É preciso ter em atenção se as despesas estão ou não incluídas no valor da renda, uma vez que, caso as despesas sejam pagas à parte não terão um valor mensal fixo, já que, esse valor oscilará consoante os vossos gastos.

2 - Ter em atenção ao estado da casa e aos seus equipamentos e mobílias.

 Em segundo lugar, é fundamental «discutirem» com os vossos pais acerca da mobília, já que,  por vezes o valor da renda sobe pelo facto da casa estar mobilada e se vocês a conseguirem mobilar têm a oportunidade de poupar um valor significativo na renda mensal do apartamento. Neste caso, é preciso terem cuidado na vossa pesquisa, uma vez que, alguns apartamentos não têm a cozinha equipada, e caso vocês consigam mobilar a casa dificilmente arranjarão os eletrodomésticos sem os terem de comprar, e dessa forma não conseguirão poupar dinheiro, já que, o dinheiro poupado na renda vai ser gasto na compra de um frigorífico, microondas, fogão, etc.

3 - Escolher cuidadosamente a localização do apartamento. 

Tentem consiliar os dois aspetos acima referidos com a localização do imóvel, isto quer dizer que, devem tentar escolher um zona que fique perto da vossa universidade para ser mais prática a vossa deslocação diária, no entanto, devem verificar se nessa mesma zona existem transportes, supermercados, e outro tipo de serviços que possam vir a ser necessários. Isto é importante porque, por vezes, um apartamento que possa ficar dentro do vosso orçamento pode estar mal localizado e vocês poderão ter que gastar muito mais dinheiro para se dirigirem a determinados serviços.

4 - Tentem optar por um site seguro e conhecido.

Devem ter cuidado com o site em que pesquisam os apartamentos. Este é um aspeto muito importante, porque, por vezes alguns sites não são seguros e quando se trata de este género de aluguer deve-se ter imenso cuidado com as pessoas com quem falamos. Como sei que é difícil escolher sites para este efeito aconselho-vos os seguintes: CasaSapo, Imovirtual, Idealista e CustoJusto.

5 - Agendem várias visitas para o mesmo dia.

Finalmente, agendem várias visitas para o mesmo dia, e esta dica digo-vos por experiência própria, o pior que podem fazer é irem ver apenas um apartamento, isto porque, por vezes os apartamentos ficam arrendados de repente e nós ficamos sem apartemento para ver e noutras vezes temos uma expectativa acerca do imóvel que depois aquando da visita pode ser alterada. Portanto, se puderem tirar um dia para visitar apartamentos façam-no e não hesitem em arrendar o imóvel se gostarem porque mais tarde ou mais cedo ele vai ser alugado e vocês ficam sem opções.

Outro dos pontos importantes aquando do arrendamento é tentarem perceber o contrato de arrendamento para saberem os meses que têm obrigatoriamente de pagar, mesmo que já não estejam em Coimbra. Por vezes os contratos são de um ano, e por esse motivo, devem avisar os vossos pais que estes terão de pagar o mês de Julho e Agosto. 

Estas 5 dicas são aquelas que eu penso serem fundamentais enquanto procuram casa, eu felizmente já consegui encontrar aquilo que pretendia, por isso, não percam tempo e procurem a vossa casa. 

You Might Also Like

0 comentários