Christmas 2015 #7 || My Christmas Tradition

08:00

Olá meninas!! Hoje decidi partilhar convosco algo um pouco mais pessoal, acerca da minha tradição de Natal... Curiosas?


1. Noite da véspera de Natal.

Como me dou bem com a parte materna e paterna da minha família, nós repartimos as ocasiões de festa para ninguém ficar prejudicado, isto significa que, num ano passo a véspera de Natal com a minha família materna e outro ano com a minha família paterna. 

a) Alimentação.

Como em todas as casas portuguesas na noite de véspera de Natal, o prato principal tem como elemento rei o bacalhau. Se for na casa da minha avó materno o jantar é o famoso bacalhau cozinho, se for na casa da minha avó paterna o jantar é bacalhau assado no forno e polvo. Como eu não aprecio bacalhau não me costumo perder muito na véspera de Natal, já que os pratos de carne alternativos são sempre escolhas de última hora. Os doces são os doces típicos (rabanadas, filhoses, sonhos, e outros bolos).

b) Família.

Quando é o ano da minha família paterna costumo passar a noite de véspera de Natal com os meus avós paternos, a irmã e a sobrinha da minha avó. Quando passo com a minha família materna (que é, efetivamente, maior) costumo jantar com a minha avó materna, alguns tios e primos. 

c) Presentes.

São abertos por norma à meia noite, contudo, por vezes e por causas dos meus primos mais novos trocamos um pouco mais cedo para que eles ainda estejam acordados.

2. Dia de Natal.

O dia de Natal é passado exatamente da mesma forma que a noite de véspera de Natal. Se eu passar a noite com uma parte da família o dia será passado com a outra parte.

a) Alimentação.

Neste dia a alimentação é um pouco diferente. Se passar com a minha família paterna o almoço é leitão e carne assada, se passar com a minha família materna, o almoço é roupa-velha e outro prato depende do ano (ou é rojões, ou carne assada, ou outros pratos de carne). Os doces voltam a ser os típicos (rabanadas, filhoses, sonhos, e outros bolos).

b) Família.

No dia de Natal quando passo com a minha família paterna a família é a mesma com algumas pessoas a mais que não são tão próximas. Se for o ano de passar com a minha família materna almoço com a minha avó, os meus tios (mas são outros) e os meus primos.

Acho que falei no essencial destes dois dias, E como é que vocês passam a época natalícia?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Gostei imenso do post!

    Agora já não tanto, mas antigamente, na véspera e no próprio dia de Natal a minha casa enchia-se com a minha família materna e era uma alegria imensa!
    Agora, de há uns tempos para cá, passo o Natal com os meus pais, a minha irmã e o meu cunhado e uns primos! E a partir deste ano vamos ter a minha sobrinha também connosco ehehe

    Beijinhos, celestepacheeco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem!!

      Pois quando passo na casa da minha avó materna também somos muitos, mas quando passo na casa dos meus avós paternos já é família um pouco mais velha :)

      Beijinhos

      Eliminar