How To: Have a successful blog

08:00

Olá meninas!! Hoje decidi partilhar convosco algumas dicas que na minha opinião são ótimas para quem quer começar um blog, isto porque, por vezes vejo alguns erros, que na minha perspetiva, prejudicam imenso blogs com bastante potencial. Como é óbvio eu não sou perfeita e também cometo erros neste mundo, no entanto, penso que com os anos de blog que já tenho, posso aconselhar-vos um pouco, já que, experienciei alguns dos mais comuns erros em blogs. É claro que algumas das dicas serão influenciadas pelo meu gosto pessoal, mas também penso que isso é que é interessante, para que, desta forma, vocês compreendam os meus gostos e preferências.


1. Criar um bom nome.

Como é óbvio o nome é extremamente importante, já que, as pessoas irão aceder ao blog através dele. O nome deve ser chamativo e representativo do vosso público ou conteúdo. Por exemplo, a Mafalda Sampaio criou o canal do youtube com um nome português a Maria Vaidosa, uma vez que, nos seus vídeos fala em português, no entanto, eu tendo um blog no qual é possível traduzir o meu conteúdo e por isso, penso que é importante ter um nome que chegue a um maior número de pessoas (como o blog da Cristina Ferreira, DailyCristina). É evidente que existem variados bloggers portugueses (e  muito deles conhecidos) que optaram por um nome em português, contudo, penso que, para ser em português tem que ser um nome bastante original e atrativo (como é a Maria Vaidosa ou a Pipoca Mais Doce). 

2. Desenvolver um layout fácil para os leitores utilizarem.

Por vezes encontro blogs com layouts muito confusos e difíceis de manusear. Para mim quanto mais simples e prático melhor, para que todas as pessoas consigam aceder a todos os conteúdos de uma forma fácil e objetiva. Tenham também atenção ao blog quando este é consultado em dispositivos móveis, isto porque, é super complicado ver posts nos telemóveis e tablets, quando o blog não tem uma configuração específica para eles. 

3. Coloquem uma barra de pesquisa.

É muito chato quando nós queremos consultar um post antigo do blog e não temos um local interno onde pesquisar. Acho completamente essencial que todos os bloggers tenham este aspeto em consideração porque acontece imenso aos leitores terem que pesquisar conteúdos antigos. 

4. Utilizem fotos que se relacionem com o conteúdo do blog e com boa qualidade.

Por favor, a pior coisa que podem fazer (na minha opinião) é colocarem fotografias desfocadas ou sem qualidade nos posts. Eu tenho imenso cuidado com a escolha e edição das fotos que coloco aqui no blog... Não coloquem fotos minúsculas, pois ninguém as consegue ver, e tentem alinhá-las para que umas não estejam maiores que as outras. Digo-vos que fotos com boa qualidade dão automaticamente outro aspeto ao blog!!

5. Tenham atenção ao vosso português.

Como é lógico, todas nós a qualquer momento podemos cometer uma gralha ao nível da língua portuguesa. Mas tenham atenção a isso. Para mim é muito mau quando acedo a alguns posts de um blog e estes têm erros consecutivos e muitas vezes que não têm que ver com a distração, mas sim com a falta de conhecimento a este nível. Se têm dúvidas em relação a como se escreve determinada palavra pesquisem e consultem um dicionário. Uma boa escrita é tudo num blog!!

6. Escrevam regularmente.

Se querem crescer o mais rapidamente possível têm de postar regularmente. Para mim não é nada bom quando um blog fica sem posts durante dias consecutivos. Caso tenham algum problema pessoal e não possam escrever para o blog, devem avisar os vossos leitores para que estes não estranhem. Se conseguirem publiquem todos os dias, se não, fixem dias específicos nos quais vocês se comprometem a escrever para o blog. Na minha opinião, devem postar no mínimo três vezes por semana. 

7. Diversifiquem os vossos conteúdos.

Acho importante que um blogger consiga ser versátil e consiga abordar e englobar diversos temas no seu blog. Como é óbvio, devem estipular as vossas temáticas principais (no meu caso posso dizer que é moda e lifestyle), contudo, tentem falar de vez em quando de temas da atualidade, e outras temas que não tenham nada que ver com os posts que costumam publicar. Isto é fundamental, visto que, desta forma, conseguimos alcançar um público muito mais vasto!

8. Conetem as vossas redes sociais ao blog.

Caso tenham página de facebook, instagram, twitter, tumblr tentem ao máximo conetar essas mesmas redes sociais ao blog para que as pessoas se sintam ligadas a vocês. No meu caso o meu instagram é pessoal, no entanto, penso que é importante que os meus leitores estejam a par das novidades em tempo real, uma vez que, por vezes, os posts demoram algum tempo a sair.

9. Partilhem o vosso blog ao máximo.

As partilhas são fundamentais no processo de desenvolvimento de um blog. Se estão no início ninguém vos conhece e por esse motivo é importante que partilhem os vossos posts com os vossos amigos e familiares e, posteriormente, em grupos do facebook relativos a este mundo. Se quiserem também podem partilhar o blog quando comentam posts de outras pessoas, no entanto, tenham cuidado com forma como o fazem. Primeiro foquem-se no conteúdo que a pessoa publicou e só depois é que colocam o vosso link (mas tenham em atenção a uma coisa, não peçam para vos seguirem apenas coloquem lá o vosso link para dar a conhecer o vosso blog a outras(os) bloggers).

O que acharam destas dicas? Concordam com a minha opinião?

You Might Also Like

2 comentários