10 Thing That You Shouldn't Do On Your Blog...

08:00

Olá meninas!! Hoje venho falar-vos um pouco acerca daquilo que vocês não devem fazer caso tenham um blog. Estas são dicas que eu tenho vindo a aprender ao longo do tempo e que acho muito úteis para quem se está a iniciar aqui no mundo da blogosfera. Existe um conjuntos de coisas que me fazem desistir de um blog, pequenos pormenores que fazem toda a diferença e que nos fazem desinteressar rapidamente por um blog que até tinha potencial para ser um bom blog. Caso queiram visitar o meu post acerca de como ter um blog com sucesso basta clicarem aqui. Espero que gostem!!


1. Não dês erros ortográficos.

Como é óbvio toda a gente comete gralhas ao nível do português, às vezes nem é por não saber, mas porque nos enganamos nas teclas... Contudo, existem blogs que dão pontapés na língua portuguesa constantemente!! Isto é algo que eu realmente odeio num blog... Para se ter um blog é necessário que se saiba escrever minimamente bem, de modo a nos fazermos entender aos leitores. Com isto não quero dizer que tenhamos que utilizar vocabulário dito «caro», mas pelo menos temos que saber escrever as palavras que queremos usar e conjugar os verbos de forma correta. Não há nada pior do que um blog cheio de erros ortográficos, por isso, caso achem que por vezes dão alguns erros, aconselho-vos a verificar sempre a ortografia através das ferramentas do blogger. 

2. Não ignores os comentários.

O pior que um leitor pode receber de um(a) blogger é o desprezo. É lógico que existem blogs, que devido à enorme quantidade de leitores que possuem, não têm possibilidade de responder a todos. No entanto, se tu és um(a) blogger que ainda não tem muitos comentários, é fundamental que respondas sempre aos teus leitores, nem que seja com um simples obrigado. Eu gosto sempre de o fazer, para que todos os meus leitores sintam que eu me interesso pela sua opinião. Caso estejas perante um comentário maldoso, tens duas possibilidades, ou eliminas ou então respondes. No meu caso, eu apenas elimino comentários quando considero que estes são ofensivos e não utilizam forma mais correta para darem a sua opinião. Eu compreendo que por vezes as pessoas não gostem do meu conteúdo, mas mesmo assim exijo respeito. 

3. Não copies conteúdo que vês noutros blogs.

Por vezes vemos posts noutros blogs que achamos que seriam perfeitos para o nosso. Mas, não é correto estar a copiar um conteúdo que outra pessoa perdeu tempo a criar. Como é óbvio, é sempre bom inspirarmo-nos noutros blogs, no entanto, temos sempre de conseguir tornar o conteúdo, que vimos noutro blog, nosso. Tirem ideias de blogs que vocês consideram ser os vossos inspiradores, mas não copiem!! Até porque os leitores podem-se aperceber...

4. Não utilizes fotos desfocadas.

Pessoalmente, um dos aspetos que eu valorizo mais num blog é a qualidade das suas imagens, quer sejam fotos tiradas da internet, quer sejam fotos pessoais. Ninguém gosta de fazer esforços para tentar perceber o que está numa imagem. Tentem escolher sempre fotos com qualidade e com um tamanho considerável!! Nunca coloquem fotos desfocadas em nenhum post!!

5. Não deixes o blog sem posts.

Não há nada mais irritante do que um blog ficar imenso tempo sem posts. Se conseguires prever que não irás poder postar num determinado período, tenta ao máximo agendar posts para essa altura. Caso aconteça algo inesperado, arranja forma de avisares os teus leitores, ou através do facebook, ou mesmo postando um post muito simples a explicar que não irás conseguir publicar durante aquele período de tempo. Eu tento sempre postar pelo menos um post todos os dias, mas caso não consigas, marca dias específicos nos quais irão sair post. Eu aconselho a que publiques no mínimo 2-3 vezes por semana. Isto porque, quando um leitor gosta muito de um blog está sempre à espera do post seguinte e caso não consigas acompanhar as suas expectativas podes mesmo perdê-lo. 

6. Não utilizes pop-ups.

Caso não saibas os pop-up são um género de banner que aparece quando abres um blog/página, com o objetivo de chamar a atenção para uma determinada mensagem (normalmente com anúncios ou a pedir para colocares gosto no facebook). Eu não gosto nada quando isto me acontece, por vezes, chego mesmo a fechar a janela para não ter de estar a fechar esse banner. Caso queiras colocar um anúncio ou mesmo a tua página de facebook no blog, coloca na barra lateral... Desta forma, não estás a incomodar os teus leitores e estes têm igual acesso a essas mesmas informações. A lógica é não impingires nada aos teus leitores, porque podes ter a certeza que eles não vão gostar!! 

7. Não utilizes fotos de tamanhos diferentes.

Eu tenho sempre imenso cuidado para que as fotos do meu blog tenham sempre o mesmo tamanho. Não fica nada bonito misturar fotografias que têm tamanhos diferentes e que, por este motivo, nunca ficam alinhadas. A forma mais fácil de combater este problema é editar as fotos (por exemplo no Fotor ou no PicMonkey) e ajustar o seu tamanho. A largura que penso ser ideal é entre os 700 e os 1000 , mas por vezes não é possível!! Quando não conseguirem encontrar fotografias com esta largura tentem que estas tenham a maior largura possível, mas não desçam os 600 de largura. 

8. Não fales de assuntos com os quais não te identificas.

Para esta dica tenho um excelente exemplo. Aqui no blog saem de vez em quando posts acerca de futebol, no entanto, isto acontece porque eu gosto realmente de futebol e acho que devo partilhar algumas das minhas opiniões neste campo. Isto significa que, apenas deves abordar temas pelos quais te interessas, uma vez que, os teus leitores irão perceber quando estás a falar de algo que não gostas. Não te sintas obrigada a falar de um determinado tema, porque todas as restantes bloggers o estão a fazer. Se tu sentires que aquele tema não se encaixa no teu blog simplesmente não fales sobre ele. O teu blog tem de ser o teu espelho e mostrar aquilo que tu és!!

9. Não dês opiniões falsas apenas por dinheiro ou por colaborações com determinadas marcas.

Sendo blogger, a tua opinião é muitas vezes levada em consideração, e, por este motivo, não deves dar opiniões falsas apenas por dinheiro ou porque queres continuar a receber produtos de uma marca. Se achas que um produto não é bom tu tens que ser sincera, quer estejas a fazer ou não publicidade a esse produto!! A tua opinião tem de ser credível e és tu que a podes tornar credível... Os teus leitores irão perceber quando estás a elogiar por dinheiro ou por interesse. O importante é transpareceres aquilo que tu és e o que tu pensas. Se um produto não for bom tu não podes enganar os teus leitores, porque, estes podem comprar esse mesmo produto e perceber que o que disses-te não era realmente a verdade.

10. Não comentes outros blogs por interesse.

Nenhum(a) blogger gosta de ler comentários dos quais se depreende que foram feitos por interesse. Aqueles comentários curtos que apenas dizem gostei são claramente feitos por pessoas que não leram o vosso post e que apenas estão a comentar para que tu visites o seu blog. O meu conselho é que mesmo que queiram divulgar o vosso blog, leiam os posts dos outros blogs para quando comentares mostrares que realmente te interessas-te pelo conteúdo e que não estás apenas a aproveitar-te!! É sempre bom dar a conhecer o nosso blog, mas não podem desrespeitar o trabalho que está por detrás dos outros posts.


O que acharam destas 10 dicas? Concordaram com todas elas?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Concordo com todas!
    Gosto muito deste tipo de post! :)

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Fico feliz que gostes de ver as minhas dicas...

      Beijinhos

      Eliminar