Study Tips: Exams Edition

08:00

Olá meninas!! Hoje venho dar-vos algumas dicas para estudarem para os exames, quer estejam no secundário ou na faculdade. Estas técnicas são as que funcionam comigo, e, por este motivo, não quer dizer que sejam dicas que resultem convosco, mas assim sempre podem experimentar e contar-me se funcionou ou não convosco. Espero que gostem do post e vamos lá começar com as dicas.


1. Estudem com antecedência.

Como sabem os exames são testes que avaliam uma generosa quantidade de matéria, e, por este motivo, não é boa ideia estudar só nas vésperas. Quer no secundário, quer na faculdade vocês têm sempre um tempo de férias antes dos exames o que vos dá oportunidade de estudar as temáticas com calma e até aprofundar os vossos conhecimentos (o que é raro fazer nos testes). Analisem a quantidade de matéria que precisam de estudar e estudem com tempo suficiente, para não terem depois de fazer diretas.

2. Façam os vossos resumos.

Eu sempre gostei de fazer os meus resumos. Mesmo que não reescreva a matéria, gosto de a organizar à minha maneira, para facilitar o estudo. Eu, por exemplo, não gosto de estudar por power points, por isso, sempre que consigo modifico tudo para word. Mas isso é convosco, vocês até podem preferir escrever à mão para começarem a memorizar a matéria. Eu, atualmente, prefiro fazer no computador, porque me apercebi que desperdiçava imenso tempo a fazer os meus resumos à mão (mas isto acontece porque eu não memorizo a escrever, apenas a falar).

3. Utilizem cores.

Eu adoro esta dica. Os estudos sem cor tornam-se aborrecidos (pelos menos para mim). Sublinhem ou utilizem canetas com cor para ser mais agradável o estudo. Claro que nunca ficamos 100% satisfeitas mas um resumo colorido dá mais ânimo na hora de estudar. Experimentem!!

4. Façam exames dos anos anteriores.

Esta dica é mais direcionada para alunos do secundário, já que, pelo menos na minha faculdade não tenho acesso a exames dos anos anteriores. Mas, quem tiver uma excelente dica é treinar. Porque por vezes saiem perguntas semelhantes e caso já se tenham deparado com alguns exames é quase automático. Mas vou dar-vos exemplos mais específicos:

Matemática A - é impossível estudar para Matemática sem fazer exercícios... Esta é a disciplina em que é mais provável saírem perguntas muito parecidas, mas com alguns dados diferentes. Na Física e Química o estudo também é muito semelhante, no entanto, com alguma teoria à mistura.

Português  - Eu acho que a prática em Português é fundamental porque, desta forma, vamos apefeiçoando a escrita e aprendendo alguns truques nas questões de interpretação, uma vez que, os critérios de correção se repetem e as tipologias de perguntas também. Na parte da gramática posso-vos dizer que é mesmo importante. Eu fiz todas as segundas partes dos exames e apenas errei uma em cada exame que fiz (o que é muito bom),

Biologia e Geologia - Finalmente, esta disciplina é tramada nos exames, porque mesmo que saibamos a teoria existem muitas perguntas que são feitas com rasteira. Mas, mais uma vez existem perguntas que saiem sempre mas aplicadas a textos diferentes. Também acho importante treinarem.

5. Façam pausas.

Não tentem fazer o estudo seguido, porque vão começar a ficar cansados e já não entra nada... Eu por acaso tenho o hábito de querer despachar tudo de uma vez, mas noto logo que começo a ficar saturada, e mais vale fazer uma pausa, porque senão estão a desperdiçar tempo.

6. Tentem explicar a matéria em voz alta.

Esta é a técnica que melhor funciona comigo. Eu tento explicar a matéria em voz alta como se a estivesse a explicar a alguém, porque para além de estar a decorar partes da matéria estou a percebê-la, que é, efetivamente, o mais importante. Os professores valorizam sempre a forma como explicamos as temáticas por palavras nossas. Especialmente na faculdade, sinto que os professores me valorizem por escrever por palavras minhas e por tentar escrever bom português.
7. Peçam a alguém que vos faça perguntas (caso seja uma matéria mais teórica).

Quais são as vossas dicas? Estudam de forma diferente?

You Might Also Like

0 comentários