How To Survive University || Como Sobreviver à Universidade

08:00

Olá meninas!! Com o primeiro ano de universidade a acabar, achei por bem trazer-vos algumas dicas para sobreviveram à universidade. Não é que a universidade seja um bicho de sete cabeças, contudo, requer algum trabalho e empenhos para chegar aos melhores resultados possíveis. Espero que gostem e que este post vos seja útil para a vossa nova fase!!


1. Aprendam a cozinhar.

Pois é se vão estudar para uma cidade na qual não vivem preparem-se para aprender a cozinhar. Eu sei que é possível estar noutra cidade sem saber cozinhar, se as vossas mães vos prepararem tupperwares com comidas, contudo, posso garantir-vos que é muito melhor saberem cozinhar porque podem cozinhar o que vos apetece e comer comidas feitas no dia sem serem aquecidas no microondas. Eu sempre cozinhei desde que fui para Coimbra e gosto imenso de poder fazer as comidas que quero e ter sempre comida feita na hora.

 2. Vão com a mente aberta e prontas a fazer amigas(os).

Pode parecer difícil no início do ano fazer amigos. Se forem às praxes podem conhecer algumas pessoas, contudo, caso não concordem com as praxes não pensem que isso vai ser um impedimento. Vocês podem na mesma fazer amigos!! Nos primeiros dias de aula ponham conversa e abordem os vossos colegas porque estão todos à espera que alguém fale.

3. Escolham bons grupos de trabalho.

Esta dica é preponderante para o vosso precurso académico. Na minha universidade e mais especificamente no meu curso fazemos imensos trabalhos de grupo e terem bons colegas que se esforcem e que se preocupem é muito importante para conseguirem alcançar a boa nota. Livrem-se daqueles colegas que não trabalham e que se querem aproveitar de vocês.

4. Preocupem-se com a vossa escrita.

Um dos aspetos que mais notei ser valorizado pelos professores na universidade é a forma como escrevemos. Os professores gostam de alunos que se consigam fazer entender e que consigam explicar a matéria com as suas palavras. Sinto que até agora fui muito valorizada em perguntas de desenvolvimento por ter cuidado com o português e por tentar escrever de uma forma clara os conteúdos.

5. Vão a todas as aulas.

Na minha opinião, a vossa presença nas aulas é fundamental na maioria das cadeiras. Claro que existem sempre cadeiras que com estudo conseguimos tirar boas notas, mesmo que não tenhamos assistido a muitas aulas. No entanto, garanto-vos que na maioria das vezes compensa irem às aulas, já que, desta forma, poupam algumas horas de estudo. Se estiverem minimamente atentos nas aulas vão reter parte da matéria o que vos irá facilitar quando tiverem de estudar para as frequências. Por outro lado, as aulas podem ser preponderantes para a vossa nota caso os professores valorizem as presenças ou caso realizem exercícios nas aulas (o que acontecem com algumas unidades curriculares).

6. Saiam com os vossos amigos.

Eu, por exemplo, vivo com o meu namorado e nunca me sinto sozinha (apesar de também sair com as minhas amigas), contudo caso vão viver com pessoas que não conhecem é bom combinarem saídas com os vossos amigos para não ficarem a desesperar em casa como acontece com alguns estudantes. Quando digo sair não quer dizer que seja à noite!! Se gostarem de sair à noite saiam de vez em quando, no entanto, caso não gostem podem passear durante o dia ou combinar outro tipo de coisas. O essencial é não se sentirem sozinhas, caso gostem de aproveitar algum tempo com vocês próprias façam-nos desde que se sintam bem.

7. Aproveitem o vosso tempo livre para estudar e para desanuviar.

Como é óbvio o tempo livre serve para estudar, mas não se foquem so nos estudos. Aproveitem alguns dos vossos furos para passear e conhecer a cidade onde estudam e, principalmente, para conseguirem estar com os vossos amigos. Têm que saber equilibrar estes dois aspetos, porque não é saudável focarem-se apenas num deles.


Assim, o que vos queria dizer é que se devem esforçar nos estudos para conseguirem obter boas notas, no entanto, tirem algum tempo para fazerem coisas que gostam!! Espero que tenham gostado destas dicas... O que é que vocês fazem durante os semestres para conseguirem gerir a situação?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei as dicas vão ser muito úteis para a minha entrada na faculdade este ano... beijos <3

    https://ajoanacharmosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim aproveita mesmo as dicas. Gostava que alguém me tivesse dito o mesmo.

      Beijinhos

      Eliminar