Dicas Para Um Estudante Universitário: #BackToSchool2016

08:00

Olá meninas!! Hoje venho dar-vos algumas dicas para quem vai entrar este ano na universidade. Dicas que espero que sejam úteis e que vos ajudem a ambientarem-se a esta nova fase da vossa vida. Espero que gostem e vamos lá começar!!


1. Escolham uma casa confortável na qual se sentirão bem.

A casa/apartamento onde vocês vão ficar é bastante importante para que vocês se sintam bem. O meu maior conselho é escolherem um casa com uma boa cozinha e casa de banho porque na minha opinião estas divisões devem ser garndes para ser fácil utilizá-las ao mesmo tempo com os vossos colegas de quarto. Outro aspeto que aprendi ser fundamental numa casa é uma sala... Nem todas as casas têm uma sala, mas, na minha perspetiva, a sala é bastante importante para receber amigos e conviver com os vossos colegas de quarto. O quarto para mim deve ter apenas o essencial, porque como virão num dos posts anteriores é bastante fácil personalizá-lo e torná-lo um pouco nosso.

2. Conversem com os vossos colegas.

Acreditem que todos os vossos colegas de turma no primeiro dia estão a pensar o mesmo que vocês, portanto não tenham medo e falem com eles porque nesse dia podem conhecer aqueles que vão ser os vossos melhores amigos da faculdade. Façam perguntas acerca da pessoa para a ficarem a conhecer melhor e tentem perceber se têm gostos em comum. Depois de fazerem os vossos amigos é importante estarem com eles fora do ambiente escolar.

3. Decidam se querem ou não ir às praxes.

O maior conselho que vos dou é seguirem aquilo que acreditam ser o melhor para vocês. As praxes funcionam muito bem para certas pessoas, mas há sempre quem não se ambienta e não gosta de ir às praxes. Desde que as praxes sejam saudáveis tentem alinhar e conviver com os vossos colegas, mas também não deixem que ninguém vos falte ao respeito. Se quiserem ir vão, mas caso não queirem não vão «obrigados» porque irão conseguir fazer amigos na mesma e ninguém vos vai desprezar por não participarem.

4. Vão a todas as aulas e esforçem-se muito.

Como sabem a universidade é um ambiente muito competitivo e o vosso desempenho pode condicionar o vosso futuro emprego. As aulas são fundamentais neste processo porque vos ajudam a compreender melhor a matéria e a fixá-la na vossa cabeça. Se forem às aulas o vosso estudo vai ser muito mais eficaz e mais rápido e por vezes a forma como o professor vos explica a matéria facilita e muito a sua compreensão. Mesmo que na vossa faculdade as faltas não sejam contabilizadas vão às aulas e tirem apontamentos porque acreditem que não se vão arrepender e não vão ter de estar a estudar durante uma semana para uma frequência.

5. Façam as cadeira por frequências.

Pois é, fazer cadeiras por exame é bastante complicado, uma vez que, os exame decorrem sempre em dias seguidos, o que torna o processo de estudo muito mais difícil. Existem faculdades que obrigam a certas cadeiras serem feitas por exame, mas caso tenham a oportunidade de escolher, optem pelo regime de frequências que é muito mais fácil para vocês. As frequências não são todas na mesma semana e a matéria é dividida por vezes em 2 frequências.

6. Cozinhem.

Este conselho pode parecer o menos importante, mas também é essencial. Por vezes os alunos universitários só compram comida pré-feita e muitas vezes comida que não é nada saudável. Muitos alunos engordam por mudarem radicalmente o seu estilo alimentar. É importante saberem cozinhar nem que seja fazer arroz e grelhar um bifes de frango, ou outro tipo de comidas fáceis de fazer mas muito mais saudáveis. Não faz mal nenhum comerem massas ao almoço e uma sandes, mas pelo menos ao jantar tentem optar por comidas como os vossos pais faziam em casa. Ao almoço têm a desculpa de quererem ser rápidos, mas à noite têm tempo para fazer comida dita «normal».

Espero que tenham gostado e digam-me nos comentários quais são as vossas dicas.

You Might Also Like

4 comentários