Que Área Seguir no Secundário? #BackToSchool2016

12:09

Olá meninas!! Apesar de estar na faculdade sei que a entrada para o secundário também é complicada, já que, por vezes não temos a certeza de que a área devemos seguir. O secundário é uma das etapas escolares mais importantes, isto porque, é nesses três anos que a nossa média vai ser formada e que, consequentemente, irá condicionar a nossa entrada na faculdade. Neste post venho aconselhar-vos em relação à área que cada uma de vocês deve seguir. Falando acerca dos cursos científico-humanísticos já devem saber que todos eles têm português, filosofia, uma língua estrangeira (inglês, francês, alemão ou espanhol) e educação física (contudo esta disciplina já não conta para a média de acesso ao ensino superior, excetuando alguns cursos de desporto).


1. Ciências e Tecnologias

Nesta área irão ter obrigatoriamente Matemática A durante 3 anos e 2 de 3 disciplinas à vossa escolha, Biologia e Geologia, Física e Química ou Geometria Descritiva que irão ter durante 2 anos. As disciplinas do 12º ano dependerão da escola onde irão estudar.

Os exames nacionais nesta área fazem-se a Português, Matemática A, e depois a 2 das disciplinas que escolherem, como referi anteriormente.

De facto este é um do cursos com mais saída para a universidade, uma vez que, vocês realizam exames que vos permitem entrar na maioria dos cursos, contudo, este curso inclui disciplinas bastante exigentes. Caso não sejam bons alunos a Matemática e Física e Química no básico, não é de todo aconselhado escolherem esta área, já que, a maioria dos alunos nesta situação chumba a estas disciplinas. 

2. Línguas e Humanidades

Neste curso irão ter obrigatoriamente História A como disciplina trienal e, mais uma vez, 2 disciplinas à vossa escolha, neste caso entre Geografia A, Latim A, Língua Estrangeira, Literatura Portuguesa e Matemática Aplicada às Ciência Sociais.
As disciplinas do 12º ano dependerão da escola onde irão estudar.

Os exames realizados serão o de Português e de História A e ainda o das duas disciplinas que selecionarem.

Para alunos que já têm a certeza que vão para o ensino superior nesta área, aconselho-vos muito a escolherem Línguas e Humanidades, não por ser fácil, mas por ser um pouco mais acessível do que o curso de Ciências e Tecnologias. Relativamente às disciplinas de opção, pelo que sei de colegas que frequentaram este curso eu aconselharia Geografia A e Literatura Portuguesa ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais (dependendo das vossas aptidões). 

3. Ciências Sócioeconómicas

Neste curso terão Matemática A como disciplina obrigatória trienal e 2 de 3 disciplinas de opção, Economia A, História B e Geografia A. As disciplinas do 12º ano dependerão da escola onde irão estudar.

Os exames serão novamente o de Português e Matemática A e os dois das disciplinas que escolheram.

Na minha perspetiva se escolheram este curso é porque gostam efetivamente da área da Economia e, portanto, acho que faz sentido escolherem Economia A e Geografia A. Este curso também é um curso com uma dificuldade elevada tendo em conta que vão ter Matemática A, mas ainda assim acho que não está no nível de exigência do de Ciências E Tecnologias, uma vez que, a Física e Química também é uma disciplina exigente e onde muitos alunos chumbam.

4. Artes Visuais

A disciplina trienal obrigatória neste curso é Desenho A e as bienais são 2 de 3 opcionais, Geometria Descritiva, Matemática B ou História e Cultura das Artes. As disciplinas do 12º ano dependerão da escola onde irão estudar.

Os exames serão o de Português e Desenho A e novamente o das disciplinas que escolherem.

Esta área está totalmente direcionada para os amantes de arte e se tu fores uma delas não hesites e vai para este curso porque ainda tens o exame de Português (que é o pedido em diversos cursos de outras áreas), caso mudes de ideias. Para mim o que faz mais sentido é optarem por História e Cultura das Artes e Geometria Descritiva, uma vez que, são disciplinas mais específicas e que vos irão dar conhecimentos importantes para o futuro. 

5. Curso Profissional

Depois têm os cursos profissionais. Vocês mesmo optando por um curso profissional também podem concorrer à universidade, contudo, para isto acontecer é necessário realizarem exames nacionais (à vossa escolha).
 Na minha opinião, não devem seguir estes cursos caso queiram seguir o ensino superior, já que, depois a realização dos exames nacionais será muito mais complicada, uma vez que, vocês nestes cursos não aprendem as matérias que saem no exame nacional e muitas vezes nem têm essas disciplinas. Normalmente quem opta por estes cursos consegue ter uma média superior à que teria se escolhesse um dos cursos referidos anteriormente, mas é preciso ter cuidado porque depois podem não conseguir passar nos exames nacionais.
Para quem não quer seguir para a faculdade estes cursos são bons porque vos dão formação mais específica e ainda estagiam o que é benéfico para vocês. 

Portanto, caso queiram seguir o ensino superior escolham um dos primeiros cinco cursos, caso não queiram escolham um curso profissional, porque desta forma irão adquirir conhecimentos mais específicos do que nos outros cursos.

Digam-me nos comentários quais são as vossas dicas para a escolha de uma área no secundário!!

You Might Also Like

12 comentários

  1. Muitas vezes não é fácil a escolha...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Apesar de ser uma escolha difícil, acho que referiste todas muito bem!
    www.trendyroom.pt

    ResponderEliminar
  3. Hi Beatriz! You have a fantastic blog, I LOVE IT!!!
    I'M FOLLOWING YOU
    HAPPY WEEKEND
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  4. Estou em Artes Visuais e adoro! Nunca ponderei outro curso.
    xx
    http://eyarablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria dos alunos que escolhe artes adora essa área!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. ai a sério que educação física já não conta para a média?? no meu tempo ainda contava e lixou meeeee xD opah xD
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conta. A mim Educação Física subia-me ainda bastante a média.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu já vou este ano para a universidade mas adorei ler as tuas dicas, concordo com tudo o que disseste!

    R: Obrigada pelo teu comentário! Concordo plenamente contigo, os cursos são todos diferentes, sejam de uma universidade ou de um politécnico. Infelizmente há pessoas que não conseguem perceber isso, mas enfim. Fico contente que gostes do teu curso!!

    Beijinhos, Beatriz ♥
    http://beatriz-pedrosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar