Que Curso, Cidade ou Faculdade Escolher? : #BackToSchool2016

08:00

Olá meninas!! Hoje venho ajudar-vos na tarefa de escolherem um curso no ensino superior. Sei que muitas de vocês que vão entrar na universidade já se candidataram, contudo, estas dicas podem ser utilizadas por todas vocês que se vão candidatar à segunda fase e também todas aquelas que estão agora no 12º ano e já estão a pensar na faculdade. No ano passado fiz um post deste género (aqui), no entanto, decidi voltar a fazer com outras dicas.


1. Escolham uma área na qual têm mais interesse. 

No site da DGES podem encontrar os cursos organizados por áreas (aqui), o que torna a pesquisa muito mais fácil, já que, podem eliminar logo à partida algumas áreas nas quais não tenham nenhum tipo de interesse. Por vezes podem estar interessados em mais do que uma área, e caso isto se passe com vocês, devem analisar todas essas áreas. 

2. Tenham em conta a vossa média e as notas dos vossos exames.

Muitas de nós sempre sonhamos em estudar algo muito específico, contudo, é necessário perceber se temos média para esse curso e caso tenhamos em que cidades esse sonho poderá vir a ser concretizado. Por vezes queremos muito um curso mas as cidades nas quais o podemos tirar não são as mais indicadas. Escolham cursos que gostem mesmo que não tenham a média exata que é pedido, uma vez que, as médias por vezes baixam, no entanto, não sejam irrealistas porque estas nunca baixam mais de 2 valores. 

3. Escolham em função das vossas possibilidades económicas.

Pode parecer que não, mas cada cidade exige um nível de vida diferente. Por vezes os vossos pais podem pagar os vossos estudos, mas não em todas as cidades. Reparem que estudar em Lisboa ou no Porto fica sempre mais caro, já que, os quartos/apartamentos têm valores mais elevados. 

4. Pesquisem quais são as melhores faculdades na área em que vocês querem seguir.

Depois de analisarem bem os cursos nos quais estão mais interessadas, devem analisar em que universidades esses cursos têm mais prestígio. Vejamos que, tirar Direito em Coimbra é diferente de tirar este mesmo curso noutra Faculdade. 

5. Preencham todas as opções na vossa candidatura.

Penso que têm cerca de seis opções para preencher. Comecem pelo curso que mais gostam na faculdade e cidade que pretendem e vão preenchendo do que mais querem para o que menos querem. Caso queiram mesmo ir para a universidade coloquem sempre pelo menos uma opção que têm a certeza que conseguem entrar.

Não se esqueçam de escolher o curso de acordo com os vossos gostos, e não por aquilo que a vossa família gostava que vocês fizessem. Estudem muito bem as cadeiras que têm em cada curso, porque por vezes o nome não explica bem aquilo que irão aprender. Sigam mesmo este conselho porque por vezes as cadeiras é que nos fazem decidir o curso. 

Espero que tenham gostado e contem-me nos comentários a vossa experiência na escolha do curso e da faculdade!!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Todas estas dicas são muito importantes. Preencher impreterivelmente todas as opções: quando entrei na universidade, só me interessava um curso e só tinha possibilidade de ir para uma determinada universidade, por isso coloquei cursos em que tinha relativo interesse, com média mais baixa. Resultado, não entrei por uma décima, no entanto fiz o 1º ano do curso que tinha colocado em 2a opção e depois pedi mudança de curso e ainda tive equivalência a algumas cadeiras ;)

    Beijinho

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é mesmo importante preencher todas as opções. Há sempre alguma coisa que podemos fazer.

      Beijinhos

      Eliminar